Skip to content

Do Autoconhecimento

26/04/2010

As sextas-feiras andam bem produtivas ultimamente, pelo menos no que se refere aos meus atuais interesses. Na do ultimo dia 16, compareci a uma palestra ministrada pela minha professora de yoga. O tema era bem amplo: autoconhecimento.

Depois da palestra, naqueles instantes reflexivos em que diluímos tudo o que foi ouvido, veio a desconcertante certeza de que muitas pessoas desconhecem este assunto. Não são poucas as que estão tão concentradas no exterior ou mesmo na vida de outras pessoas, que não olham para dentro de si mesmas. Não precisei buscar no fundo da memória alguém que estivesse nesta situação, atualmente percebo muitos ao meu redor neste estado.

Tudo gira em torno do ter em detrimento do ser. Incrível como valorizam a aparência em níveis absurdos. E o caráter de uma pessoa? E a sua essência? Isso não conta?

Por mais que seja difícil lidar interiormente com determinados assuntos (ciúmes, raiva, traumas) não justifica ignorar o interior e viver para o exterior.

Isso tem um nome: futilidade. A mesma futilidade tão depreciada por muitos que a cometem. Como a pessoa não percebe esta desconexão? Por não se conhecer, não se compreender e enxergar apenas as outras pessoas e não a si própria, justo quem realmente interessa…

Não vou alongar este assunto que, definitivamente, rende vários outros posts. Afinal autoconhecimento pode parecer fácil na teoria, uma questão de se observar, mas não é apenas isso. O processo é gradativo, muitas fichas caem com o tempo e no tempo certo.

Basta querer.

 

Luciana Muniz

Anúncios
No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: